Sobre

Dr. Luciano Rangel (CRM/SC 10253 RQE 4650/4788) é originário de Goiânia – Goiás, onde viveu até os 19 anos, quando ingressou na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Foi acadêmico da VXII Turma, tendo se envolvido, no decorrer da graduação, em diversos projetos de monitoria e estágios em laboratórios de pesquisa. Realizou treinamento extra-curricular em unidades de urgência e emergência, maternidade, e também dedicou uma parte de seu tempo à responsabilidade social (trabalhou de forma permanente em campanhas para auxiliar na construção do Centro de Oncologia Infantil da UNIFESP/GRAAC).

Graduou-se no ano de 1999 e, em seguida, foi a Campinas – SP, para a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na UNICAMP, mais propriamente no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), hospital referência na saúde da mulher no Estado de São Paulo. Foi responsável pela criação da reunião semanal de leitura e discussão de artigos científicos entre os residentes e pela oficina de anatomia cirúrgica em cadáveres naquela época. Nesta mesma universidade, estendeu seu treinamento nas especialidades de Mastologia e Oncologia – Ginecológica.

Atua em Florianópolis desde 2003, exerce atividade no setor público (Mastologista da Secretaria Municipal de Saúde, cirurgião de mama e câncer ginecológico no Hospital Universitário da UFSC) e privado (consultório na Clínica Saúde Santa Mônica, cirurgias e internação no Hospital Baía Sul e Hospital de Caridade).

Em 2013, realizou treinamento em Oncoplastia e Reconstrução Mamária na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e recentemente, em 2016, foi Fellow em Ginecologia Oncológica no Hospital de Câncer da Universidade de Sydney, a Chris O’Brien Lifehouse, na Austrália.

Dr. Luciano dedica-se à realização de cirurgias para o tratamento do câncer de mama e ginecológico, incluindo as técnicas conservadoras da mama, oncoplastia, cirurgia reconstrutiva e vídeo-laparoscopia ginecológica. Também tem ampla experiência no diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer de mama e ginecológico, como estratégia de prevenção da doença.

Especialidades

// Nossa Clínica conta com 4 especialidades

Atualmente, realiza consultas na áreas de ginecologia e mastologia abordando aspectos preventivos e terapêuticos, clínicos e cirúrgicos. Destacam-se a habilidade em cirurgias minimamente invasivas (videolaparoscopia), patologia cirúrgica benigna e maligna da mama e ginecológica, e cirurgias de alta frequência de trato genital inferior (colo uterino, vagina e vulva), bem como acompanhamento de pacientes tratadas sob vigilância. Também realiza vídeo colposcopia e biópsias em consultório para o diagnóstico a prevenção das doenças do colo do útero, vagina e vulva.

Graduou-se em 1999, e escolheu a especialidade de ginecologia, cuja residência foi cursada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou uma segunda residência nas áreas de mastologia e oncologia ginecológica, também na UNICAMP. Obteve a 1º colocação no concurso de residência, a escolha da especialidade foi motivada por lembranças de sua avó materna, vitimada pelo câncer, e a partir de suas vivências no Hospital de Clínicas e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da UNICAMP, junto às pacientes oncológicas.

Desde então, tem dedicado sua atenção às pacientes ginecológicas e mastológicas, com foco no tratamento cirúrgico das patologias benignas e malignas, sem abrir mão da prevenção e do tratamento clínico. Com o término de sua especialização, sempre procurou se manter bastante atualizado, seja participando dos melhores cursos e congressos nas áreas em que atua, seja mantendo-se como membro titular das sociedades brasileiras e internacionais de maior relevância, ou como assinante e leitor de conteúdo científico de alta qualidade.

O Dr. Luciano Rangel também encontra grande satisfação na atividade docente. Já foi 3 vezes paraninfo e 5 vezes professor homenageado dos formandos em medicina da UFSC e da UNISUL.

Resumo de suas atividades atuais:

  • Mastologista e Ginecologista na Clínica Athenee e Hospital Baía Sul.
  • Mastologista da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e Hospital Universitário - UFSC.
  • Médico responsável pelo Serviço de Onco-Ginecologia do Hospital Universitário.
  • Docente da Cadeira de Ginecologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL.
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e FEBRASGO.
  • Membro da European Society of Gynaecological Oncology (ESGO).

Agendar Consulta

Para agendar sua consulta preencha o formulário abaixo que entramos em contato: