Saúde Feminina

Voltar

Ginecologia

Tratamento cirúrgico por via aberta ou laparoscópica das enfermidades ginecológicas como miomas uterinos, tumores e cistos benignos dos ovários e trompas, endometriose. Orientação contraceptiva, inserção de DIU de cobre ou de progesterona. Tratamento clínico dos corrimentos vaginais, sangramento uterino anormal, climatério e menopausa, ovários policísticos, doenças vulvares, coleta de exame preventivo do colo uterino e pesquisa de HPV. Orientações sobre prevenção de doenças.

Perguntas e Respostas

Miomas são perigosos?

Os miomas uterinos têm um risco muito baixo de se transformarem em um câncer, o que chega a ser desprezível. O maior risco que eles apresentam é o de sangramentos de difícil controle, levando a quadros de anemia, compressão de outras estruturas, causando dor, e infertilidade. Algumas vezes, os sarcomas uterinos, que são tumores malignos raros, podem ser confundidos com miomas na avaliação pré-operatória.

Endometriose é sempre tratada com cirurgia?

Não necessariamente. Há casos em que somente o tratamento clínico é suficiente. A escolha do tratamento depende da apresentação da doença, do quadro clínico e desejo reprodutivo.

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Este é um nome clássico de uma síndrome que é mais bem descrita pelo termo Anovulação Crônica por Retro-Controle Impróprio. Há um desbalanço hormonal envolvendo o hipotálamo, a hipófise, a adrenal e os ovários, culminando com a parada ou o espaçamento da ovulação, infertilidade, virilização, aumento da resistência insulínica, ganho de peso e irregularidade menstrual.

Posso tomar o mesmo anticoncepcional que a minha amiga toma?

Não é o recomendado. O ideal é que a escolha do anticoncepcional seja feita de uma maneira personalizada, levando em conta dados da sua história clínica e do exame físico.

Agendar Consulta

Para agendar sua consulta preencha o formulário abaixo que entramos em contato: